SOBRE

Imagine um dia normal seu, pense em todas as atividades que você faz ao longo do dia, pense o caminho que percorre para chegar até elas, quantos deslocamentos realiza durante esse dia, então se torna quase impossível não fazer parte do trânsito em algum momento do dia, seja como pedestre, condutor ou passageiro.

Atualmente precisamos nos locomover cada vez mais rápido e entre distâncias maiores, e com isso esquecemos um fator fundamental, a segurança no trânsito.

Por isso a psicologia do trânsito é uma área que vem crescendo e ganhando visibilidade no meio científico, e é definida como o estudo do comportamento no trânsito. No entanto na prática muitas vezes a atividade de psicologia do trânsito se restringe a avaliações psicológicas nos Centros de Formações de Condutores.


Mas, entretanto ela é muito mais complexa, pois ela oferece subsídios para garantir a todo ser humano condições de maior segurança no trânsito, diminuindo os riscos de acidentes e as ameaças de perder a vida, pois compete ao psicólogo do trânsito desenvolver pesquisas, com foco nos problemas psicológicos participar de programas voltados a prevenção de acidentes no trânsito, estudar as implicações do alcoolismo e de outros distúrbios no contexto do trânsito

Agora vamos pensar um pouco na Carteira Nacional de Habilitação, e as recordações que ela nos traz , talvez para algumas pessoas, não muito boas. Isso acontece pois as historias quase sempre vem repletas de ansiedade, medo e dificuldade. No Brasil ainda não se tem certeza das reais causas dos acidentes de trânsito, atitudes inadequadas, por parte de alguns condutores, prejudicam o desempenho no trânsito, colocando em risco as pessoas que estão na via pública e eles próprios.

Pensando nessa realidade vivida por essas pessoas , que eu Ana Maria, psicóloga, resolvi me especializar em Psicologia do Trânsito, para poder colaborar com os candidatos e também com os motoristas e com a sociedade que enfrentam problemas diários no transito.

O meu objetivo é possibilitar mudanças de comportamento do candidato à obtenção da CNH e também aos que já foram aprovados, mas tem medo de dirigir, visando melhorar as condições psicológicas e emocionais dos mesmos.

Assim meu trabalho está voltado aos candidatos à obtenção da CNH que não conseguem aprovação na prova prática de direção veicular e apresentam dificuldades emocionais e comportamentais diante da situação de avaliação. E suporte e atendimento psicológico para motoristas que não se sentem preparados para dirigir, ou que sofrem de dificuldades no contexto do transito em geral, como: pessoas que sofreram acidentes de transito e seus familiares, motoristas que transportam cargas perigosas, pessoas que perderam entes queridos no transito e estao em processo de luto, familiares de pessoas que trabalham como motoristas profissionais, e todas as pessoas impactadas em seu dia a dia com o contexto do transito. Pois a psicoterapia é um valioso recurso para lidar com as dificuldades e o sofrimento psíquico, oportunizando desenvolvimento pessoal e reorganização da vida para todas essas pessoas.

Eu convido você que gostou e quer mais informações sobre meu trabalho a visitar outras paginas dispostas no site e também entrar em contato comigo através da nossa pagina de contato.


MINHA FORMAÇÃO 

 Bacharel em Psicologia pela Faculdade Meridional (IMED) Passo Fundo no ano de 2017.